As primeiras Ducati Monsters de 2021 já saíram da linha de montagem e, para receber a primeira unidade, a fábrica italiana chamou os seus pilotos italianos de MotoGP, Pecco Bagnaia, Enea Bastianini e Luca Marini.
+ Nova Ducati Monster 2021 perde 16kg e o belo quadro tubular
+ Ducati XDiavel Black Star 2021, série limitada de 50 motos apenas para os EUA e Canadá
+ Embraer lança manual para uso de luz UV-C na higienização de aeronaves
+ Morre mulher que estava em moto arrastada por carreta na BR101
Os três visitaram a fábrica e conheceram em primeira mão a mais recente naked da marca. Uma motocicleta que é um ícone da marca italiana com mais de 350.000 unidades vendidas em todo o mundo e que face a esta renovação deu uma guinada em seu curso, renunciando a algumas de suas características fundamentais, para ganhar em comportamento dinâmico.
A nova Ducati Monster abandona o chassi multitubular em favor de um novo quadro tipo monocoque inspirado na Ducati Panigale V4 , uma estrutura que usa o próprio motor como elemento estrutural para deixar uma estrutura mais compacta e acima de tudo mais leve do que antes. Junto com outras alterações a moto ficou 16kg mais leve, , que junto com seu motor Testastretta 11º de dois cilindros em 90º, 937 cc, 111 CV e 93 Nm de torque, nos deixa com uma motocicleta que promete emoções fortes . Um motor que, aliás, foi completamente redesenhado para cumprir o Euro5 e distribuir sua potência de maneira mais uniforme.
A nova Ducati Monster estará disponível a partir de abril na Europa por um preço a partir de 11.590 euros (R$ 81 mil em conversão direta), ou seja, 200 euros a menos que a anterior Ducati Monster 821, que permanecerá no catálogo por enquanto. As decorações disponíveis serão três: vermelho com aros pretos, preto com aros pretos e cinza com aros vermelhos, 200 euros mais caro estes dois últimos.
Ele também estará disponível na versão Monster +, que inclui uma tampa do assento e cobertura para o painel. Neste caso, o preço começa nos 11.990 euros para a decoração vermelha e 12.190 euros para a preta com jantes pretas e cinza com jantes vermelhas.
Ducati Monster | Ducati Monster + | ||
---|---|---|---|
Motor | Testastretta 11 °, L-twin, quatro válvulas por cilindro, desmodrômico, refrigerado a líquido | Testastretta 11 °, L-twin, quatro válvulas por cilindro, desmodrômico, refrigerado a líquido | |
Deslocamento | 937 cc | 937 cc | |
Diâmetro x curso | 94 x 67,5 mm | 94 x 67,5 mm | |
Compressão | 13,3: 1 | 13,3: 1 | |
Potência | 110 hp a 9.250 rpm | 110 hp a 9.250 rpm | |
Torque do motor | 93 Nm a 6.500 rpm | 93 Nm a 6.500 rpm | |
Alimentação | Sistema de injeção eletrônica, corpos de injeção de 53 mm com Ride-by-Wire completo | Sistema de injeção eletrônica, corpos de injeção de 53 mm com Ride-by-Wire completo | |
Escape | Silenciador duplo de alumínio com conversor catalítico e duas sondas lambda | Silenciador duplo de alumínio com conversor catalítico e duas sondas lambda | |
Transmissão | |||
Caixa de velocidade | 6 velocidades com Ducati Quick Shift | 6 velocidades com Ducati Quick Shift | |
Transmissão | Engrenagem reta; Razão 1,85: 1 | Engrenagem reta; Razão 1,85: 1 | |
Transmissão final | Corrente; roda dentada dianteira 15 dentes; roda dentada traseira 43 dentes | Corrente; roda dentada dianteira 15 dentes; roda dentada traseira 43 dentes | |
Embreagem | Embreagem acionada mecanicamente, servo-assistida e com função anti-ressalto | Embreagem acionada mecanicamente, servo-assistida e com função anti-ressalto | |
Chassis | Quadro frontal de liga de alumínio | Quadro frontal de liga de alumínio | |
Suspensão dianteira | Garfo invertido de 43 mm, curso de 130 mm | Garfo invertido de 43 mm, curso de 130 mm | |
Suspensão traseira | Monochoque e braço oscilante de alumínio, curso de 140 mm | Monochoque e braço oscilante de alumínio, curso de 140 mm | |
Pneu dianteiro | Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17 | Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17 | |
Pneu traseiro | Pirelli Diablo Rosso III 180/55 ZR17 | Pirelli Diablo Rosso III 180/55 ZR17 | |
Freio dianteiro | Disco duplo semi-flutuante de 320 mm, com pinças radiais Brembo Monobloque M4.32 com quatro pistões e bomba radial com ABS Bosch | Disco duplo semi-flutuante de 320 mm, com pinças radiais Brembo Monobloque M4.32 com quatro pistões e bomba radial com ABS Bosch | |
Freio traseiro | Disco de 245 mm, pinça de 2 pistão e sistema ABS Bosch | Disco de 245 mm, pinça de 2 pistão e sistema ABS Bosch | |
Dimensões | |||
Peso seco | 166 kg | 166 kg | |
Peso bruto | 188 kg | 188 kg | |
Altura do assento | 820 mm | 820 mm | |
Distância entre eixos | 1.474 mm | 1.474 mm | |
Tanque | 14 litros | 14 litros | |